"Lucas 2, a narrativa do nascimento de Jesus."

Lucas 2 relata o nascimento de Jesus, que ocorreu em Belém, de acordo com as profecias bíblicas. Um censo foi ordenado por César Augusto, o que levou José e Maria a viajarem para Belém. Lá, Jesus nasceu em uma manjedoura, pois não havia lugar para eles na hospedaria. Os pastores da região foram os primeiros a receber a notícia do nascimento de Jesus através de um anjo. Eles foram até Belém e encontraram o bebê envolto em panos e deitado em uma manjedoura. Todos ficaram maravilhados e louvaram a Deus. Quando Jesus completou oito dias, ele foi circuncidado e recebeu o nome de Jesus, conforme o anjo havia anunciado a Maria. Algum tempo depois, Maria e José levaram Jesus ao templo para a apresentação a Deus e para cumprir as leis da época. Simeão, um homem justo e temente a Deus, recebeu Jesus nos braços e proferiu uma profecia sobre ele, dizendo que ele seria a salvação do povo de Israel e uma luz para os gentios. Ana, uma profetisa idosa que morava no templo, também reconheceu Jesus como o Messias. Após esses eventos, a família voltou para Nazaré, onde Jesus cresceu e se fortaleceu. O capítulo encerra com um episódio em que Jesus, ainda menino, foi encontrado no templo entre os doutores da lei, discutindo e ensinando com sabedoria. Lucas 2 é um capítulo crucial para a história cristã, pois narra o nascimento e a primeira infância de Jesus, além de apresentar importantes personagens como Simeão e Ana. No decorrer deste artigo, continuaremos a explorar esses e outros temas relacionados à vida de Jesus.

Esboço de Lucas 2

I. O nascimento de Jesus (Lucas 2:1-21)

A. O censo e a viagem de Maria e José a Belém (Lucas 2:1-5)

B. O nascimento de Jesus na manjedoura (Lucas 2:6-7)

C. A adoração dos pastores (Lucas 2:8-20)

D. A circuncisão e o nome de Jesus (Lucas 2:21)

II. A apresentação de Jesus no templo (Lucas 2:22-40)

A. A purificação de Maria e a oferta no templo (Lucas 2:22-24)

B. O encontro com Simeão e Ana (Lucas 2:25-38)

C. O retorno a Nazaré (Lucas 2:39-40)

Estudo de Lucas 2

O capítulo 2 de Lucas narra o nascimento de Jesus em Belém e sua apresentação no templo, bem como a visita dos magos do oriente. É um capítulo muito rico em detalhes e ensinamentos importantes para a nossa vida espiritual.

No entanto, sem dúvida, o versículo mais conhecido deste capítulo é o 11: "Hoje, na cidade de Davi, nasceu para vocês o Salvador, que é Cristo, o Senhor". Este versículo resume toda a história da redenção e mostra o grande amor de Deus por nós. Ele enviou seu Filho ao mundo para nos salvar, para nos perdoar e para nos dar vida eterna. É uma mensagem poderosa que deve ser lembrada e celebrada todos os dias de nossas vidas.

Outra mensagem importante que podemos aprender deste capítulo é a humildade de Jesus. Ele não nasceu em um palácio, mas em uma manjedoura; ele não foi visitado por reis, mas por pastores. Jesus escolheu a humildade como seu estilo de vida e nos ensina a fazer o mesmo. Não devemos buscar a glória terrena ou o poder, mas sim a humildade e a simplicidade.

Também é importante destacar a fé dos magos do oriente. Eles não eram judeus, mas foram guiados pela estrela até o lugar onde Jesus estava. Eles acreditaram na mensagem divina e ofereceram presentes valiosos ao Rei dos reis. Devemos seguir o exemplo dos magos e buscar a Jesus com fé e reverência.

Por fim, este capítulo nos lembra que Jesus é o cumprimento das profecias do Antigo Testamento e que ele veio para trazer a salvação não só para os judeus, mas para todas as nações. Devemos ser gratos por esse presente maravilhoso que Deus nos deu e compartilhar essa mensagem de esperança com o mundo ao nosso redor.

Lucas 2:1-5 - O censo de César Augusto

Naqueles dias, saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo fosse recenseado. Este primeiro recenseamento foi feito quando Quirino era governador da Síria. E todos iam alistar-se, cada um à sua cidade. Subiu também José, da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judeia, à cidade de Davi, chamada Belém (porque era da casa e família de Davi), a fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida.

Lucas 2:6-10 - O nascimento de Jesus

E aconteceu que, estando eles ali, se cumpriram os dias em que ela havia de dar à luz. E deu à luz o seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria. Havia nos mesmos arredores uns pastores, que vigiavam e guardavam seu rebanho nos campos durante as vigílias da noite. E um anjo do Senhor apareceu-lhes, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor. Mas o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que serão para todo o povo.

Lucas 2:11-15 - Anúncio do anjo aos pastores

Porque, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto vos será por sinal: encontrareis o menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura. E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus e dizendo: Glória a Deus nas alturas, paz na terra, boa vontade para com os homens! Quando os anjos se retiraram deles para o céu, disseram os pastores uns aos outros: Vamos, pois, até Belém, e vejamos isso que aconteceu, e que o Senhor nos fez saber.

Lucas 2:16-20 - Visita dos pastores ao menino Jesus

E foram com grande pressa, e acharam Maria e José, e o menino deitado na manjedoura. E, vendo-o, divulgaram a palavra que acerca do menino lhes fora dita. E todos os que a ouviam maravilhavam-se do que os pastores lhes diziam. Maria, porém, guardava todas estas coisas, ponderando-as em seu coração. E os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes havia sido anunciado.

Lucas 2:21-24 - A circuncisão de Jesus

E, quando os oito dias foram cumpridos para circuncidar o menino, foi-lhe dado o nome de Jesus, que pelo anjo lhe fora posto antes de ser concebido. E, cumprindo-se os dias da purificação dela, segundo a lei de Moisés, o levaram a Jerusalém, para o apresentarem ao Senhor (conforme o que está escrito na lei do Senhor: Todo macho que abrir a madre será consagrado ao Senhor), e para darem a oferta segundo o disposto na lei do Senhor: um par de rolas ou dois pombinhos.

Lucas 2:25-32 - Encontro de Simeão e Ana com o menino Jesus

E eis que havia em Jerusalém um homem chamado Simeão; e este homem era justo e temente a Deus, esperando a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele. E fora-lhe revelado pelo Espírito Santo que não morreria antes de ter visto o Cristo do Senhor. E, movido pelo Espírito Santo, foi ao templo; e, quando os pais trouxeram o menino Jesus, para com ele fazerem conforme o uso da lei, ele, então, o tomou nos braços, e louvou a Deus, e disse: Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, Segundo a tua palavra; pois os meus olhos já viram a tua salvação, a qual tu preparaste perante a face de todos os povos: luz para alumiar as nações, e glória do teu povo Israel.

Lucas 2:33-38 - Profecia de Ana sobre Jesus

E José e sua mãe se maravilharam das coisas que dele se diziam. E Simeão os abençoou, e disse a Maria, sua mãe: Eis que este menino está destinado tanto para queda como para elevação de muitos em Israel, e para sinal que será contraditado (e também uma espada traspassará a tua própria alma), para que sejam revelados os pensamentos de muitos corações. Havia também uma profetisa, Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser; era muito avançada em idade, e tinha vivido com seu marido sete anos desde a virgindade; e era viúva, de quase oitenta e quatro anos, e não se afastava do templo, servindo a Deus, em jejuns e orações, de noite e de dia. E, sobrevindo na mesma hora, ela dava graças a Deus, e falava do menino a todos os que esperavam a redenção em Jerusalém.

Lucas 2:39-40 - Regresso de Jesus para Nazaré

E, havendo eles cumprido tudo conforme a lei do Senhor, voltaram à Galiléia, para a sua cidade de Nazaré. E o menino crescia e se robustecia em espírito, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele.

Lucas 2:41-45 - Jesus no templo aos 12 anos

E todos os anos iam seus pais a Jerusalém à festa da páscoa. E, tendo ele já doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume do dia da festa. E, regressando eles, terminados aqueles dias, ficou o menino Jesus em Jerusalém, sem que seus pais o soubessem. Pensando, porém, eles que vinha de companhia pelo caminho, andaram caminho de um dia, e procuravam-no entre os parentes e conhecidos; e, como o não encontrassem, voltaram a Jerusalém em busca dele.

Lucas 2:46-50 - Jesus responde aos pais no templo

E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os. E todos os que o ouviam admiravam a sua inteligência e respostas. Quando seus pais o viram, ficaram maravilhados; e sua mãe lhe disse: Filho, por que fizeste assim para conosco? Eis que teu pai e eu te procurávamos angustiados. E ele lhes disse: Por que me procuráveis? Não sabei que me convém tratar dos negócios de meu Pai? Mas eles não compreenderam as palavras que lhes dizia.

Lucas 2:51-52 - Jesus volta para Nazaré com os pais

E desceu com eles, e foi para Nazaré, e era-lhes sujeito. E sua mãe guardava no coração todas estas coisas. E Jesus ia crescendo em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens.

O que podemos aprender com esse capítulo de Lucas 2

Lucas 2 é um capítulo importante para os cristãos, pois relata o nascimento de Jesus e seus primeiros anos de vida.

Na época em que Lucas escreveu o livro, os cristãos estavam enfrentando perseguições e precisavam ter esperança e fé. O relato do nascimento de Jesus trazia conforto e certeza de que Deus estava com eles e que havia um plano divino em ação.

Hoje em dia, a importância de Lucas 2 para os cristãos continua a mesma. O capítulo traz uma mensagem de esperança em meio às dificuldades da vida. Também nos lembra do grande amor de Deus por nós, e nos apresenta a figura de Jesus como o Salvador da humanidade.

A seguir estão algumas das principais lições que podemos aprender em Lucas 2:

Jesus nasceu humilde e simples: Apesar de ser o Filho de Deus, Jesus nasceu em um estábulo e foi colocado em uma manjedoura. Isso nos ensina que a humildade é uma virtude essencial para seguir os ensinamentos de Jesus.

Deus escolhe os humildes: Os primeiros a receberem a notícia do nascimento de Jesus foram os pastores, pessoas simples e humildes. Isso indica que Deus valoriza as pessoas que não se orgulham e que estão dispostas a servir.

Jesus veio para trazer paz e salvar: O anjo anunciou aos pastores que Jesus vinha para trazer paz e boa vontade aos homens. Isso nos lembra que Jesus não veio para julgar ou condenar, mas sim para salvar e transformar vidas.

Devemos glorificar a Deus e nos alegrar: Quando os pastores encontram Jesus, eles glorificam e louvam a Deus. Devemos aprender com esse exemplo e expressar nossa gratidão e alegria por tudo que Deus faz em nossas vidas.

Principais perguntas feitas sobre Lucas 2

1. Como Lucas começa o capítulo 2? 

Lucas começa o capítulo 2 descrevendo o censo que foi realizado na Época em que Augusto era imperador em todo o império romano. Cada pessoa deveria se registrar no lugar de sua ancestralidade.

2. Qual o significado do nascimento de Jesus em Belém? 

O nascimento de Jesus em Belém está diretamente ligado à profecia feita em Miqueias 5:2, que diz que um governante surgiria de Belém. Além disso, essa cidade era considerada importante porque era a cidade natal do rei Davi.

3. O que aconteceu após o nascimento de Jesus? 

Após o nascimento de Jesus, um anjo do Senhor apareceu para um grupo de pastores que estavam no campo. O anjo anunciou a eles que tinha nascido o Salvador, que era o Cristo, o Senhor. Os pastores foram visitar o menino e depois saíram contando a todos a respeito do que haviam ouvido e visto.

4. Qual foi o nome do menino que foi circuncidado no oitavo dia? 

O menino que foi circuncidado no oitavo dia, conforme a lei judaica, recebeu o nome de Jesus, que significa "o Senhor salva". Esse nome foi dado pelo anjo do Senhor ainda durante a gravidez de Maria (Lucas 1:31).