2 Timóteo 2
1 TIMÓTEO, MEU FILHO, torne-se valoroso com a força que Cristo Jesus lhe dá.
2 Pois você deve ensinar aos outros essas coisas que você e muitos outros me ouviram falar. Ensine estas grandes verdades a homens de confiança que, por seu turno, as transmitirão a outros.
3 Receba a sua porção de sofrimento como um bom soldado de Jesus Cristo, como eu faço.
4 E como soldado de Cristo, não se deixe prender pelos negócios deste mundo, porque assim você não pode satisfazer aquele que o alistou em seu exército.
5 Siga as determinações do Senhor para execução da sua obra, como uma atleta que, ou obedece os regulamentos, ou é desclassificado e não recebe prêmio nenhum.
6 Trabalhe arduamente, como um lavrador que consegue boa paga se levantar uma grande colheita.
7 Pense bem nessas três ilustrações, e que o Senhor o ajude a entender de que forma elas se aplicam a você.
8 Não se esqueça nunca do fato maravilhoso de que Jesus Cristo foi um Homem, nascido na família do Rei Davi; e que também era Deus, como foi demonstrado pelo fato de que Ele se levantou novamente dentre os mortos.
9 É porque tenho pregado estas grandes verdades que eu estou em aperto aqui, e fui posto na prisão como um criminoso. Mas a Palavra de Deus não está em cadeias, embora eu esteja.
10 Estou muito disposto a sofrer, se isso trouxer salvação e glória eterna em Cristo Jesus para aqueles que Deus escolheu.
11 Estou confortado pela verdade de que, quando sofremos e morremos por Cristo isto apenas quer dizer que começaremos a viver com Ele no céu.
12 E se pensamos que o nosso atual serviço a Ele é duro, lembre-se apenas de que algum dia iremos nos sentar com Ele e governar com Ele. Entretanto, se desistirmos quando sofremos, e nos voltarmos contra Cristo, então Ele tem de voltar-Se contra nós.
13 Mesmo quando estivermos fracos demais e não nos reste nenhuma fé, Ele continua fiel para conosco e nos ajudará, pois não pode repudiar-nos, porque somos parte dele mesmo. E Ele sempre cumprirá suas promessas a nós.
14 Lembre estes grandes fatos ao seu povo, ordenando-lhes em nome do Senhor que não discutam a respeito de coisas sem importância. Essas discussões são inúteis e só causam confusão, e até mesmo prejuízo.
15 Trabalhe arduamente, para que Deus possa dizer-lhe: "Muito bem". Seja um bom obreiro, um obreiro que não precisa ficar envergonhado quando Deus examina o seu trabalho. Saiba o que a sua Palavra diz e o que ela significa.
16 Evite as discussões tolas que levam as pessoas ao pecado do ódio mútuo.
17 Serão ditas coisas que queimarão e doerão por muito tempo ainda. Himeneu e Fileto, com seu amor às discussões, são homens assim.
18 Deixaram o caminho da verdade, pregando a mentira de que a ressurreição dos mortos já aconteceu; e enfraqueceram a fé em alguns que creram neles.
19 Entretanto, a verdade de Deus continua firme como uma grande rocha e nada a poderá abalar. Ela é um alicerce sobre o qual estão escritas estas palavras: "O Senhor conhece aqueles que realmente são dele" e "Alguém que se chama cristão não deve fazer coisas erradas".
20 Em algumas casas abastadas há vasilhas feitas de ouro e de prata, bem como algumas feitas de madeira e de barro. As vasilhas caras são usadas para os hóspedes, e as vasilhas baratas são usadas na cozinha ou para pôr o lixo.
21 Se você ficar afastado do pecado, será como uma dessas vasilhas feitas do mais puro ouro - o melhor da casa - de tal maneira que o próprio Cristo poderá usá-lo para os seus mais altos propósitos.
22 Fuja de qualquer coisa que lhe provoque os pensamentos malignos que os rapazes muitas vezes têm, mas aproxime-se de qualquer coisa que o leve a querer fazer o bem. Tenha fé e amor, e sinta prazer na companhia daqueles que amam o Senhor e têm coração puro.
23 Eu digo novamente: não se deixe envolver em discussões tolas que só perturbam as pessoas e as deixam irritadas.
24 O povo de Deus não deve ser turbulento; devem ser amáveis, e mestres pacientes daqueles que estão errados.
25 Seja humilde quando estiver procurando ensinar aqueles que estão confusos a respeito da verdade. Porque se você lhes falar com brandura e mansidão, é mais provável que eles, com a ajuda de Deus, abandonem suas idéias e creiam no que é verdadeiro.
26 Então eles cairão em si e escaparão da armadilha de escravidão ao pecado, que Satanás utiliza para apanhá-los sempre que ele quer, e então poderão começar a fazer a vontade de Deus.